Ho-ho-ho

Ho-ho-ho

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Ciclo de filmes no MIS homenageia Edgar Allan Poe

*Nesta quarta-feira no Museu da Imagem e do Som (MIS), ciclo de filmes em homenagem aos 200 anos do escritor Edgar Allan Poe.
O MIS exibe filmes baseados em suas obras, sendo um por dia até sábado, quando será exibido a animação "Lenore", que reúne curtas baseados na obra do autor.

SERVIÇO:
MIS - Museu da Imagem e do Som
Endereço: Rua Regente Feijó, 859
Horário: 19h
Dias: 08/07 a 11/07
Entrada: franca


Programação:

08/07 - “A queda da casa de Usher”
País e Ano: França, 1928
Direção: Jean Epstein
Elenco: Jean Debucourt, Sylvie Gance, Charles Lamy
Sinopse: Ele é conhecido como o Lorde Roderick Usher e está preocupado com a saúde da esposa, com a qual vive numa casa perdida no meio dos lagos. Um de seus amigos vai a este lugar carregado de angústia e enigmas e o encontra pintando com obstinação o retrato da mulher. Um dia, ela morre. Enterram-na na cripta do parque. Mas Roderick está persuadido de que ela está apenas adormecida. A partir daí começa uma série de fatos estranhos e misteriosos em torno da casa de Usher. Em "A queda da casa de Usher" as personagens parecem flutuar, as cortinas são agitadas por imperceptíveis tremores, o tempo fica como que suspenso. Mais que no "fantástico", estamos no universo do sonho. O clássico da paranóia e suspense de Edgar Allan Poe foi transposto para o cinema inúmeras vezes, mas nenhuma comparada com esta obra-prima da vanguarda francesa, dirigido pelo visionário Jean Epstein e tendo como assistente de direção Luis Buñuel.
Duração: 66 minutos

09/07 - “O Estudante de Praga”
País e Ano: Alemanha, 1913
Direção: Stellan Rye & Paul Weneger
Elenco: Paul Weneger, John Gottowt, Grete Berger, Lothar Körner, Fritz Weidemann, Alexander Moissi.
Sinopse: Jovem estudante, exímio esgrimista, enfrenta problemas financeiros, que o impedem de cortejar a condessa pela qual se apaixonou. Mas um homem sinistro surge, oferecendo uma resolução para seus problemas, exigindo em troca sua sombra. Baseado no conto "William Wilson", de Edgar Allan Poe, e no "Fausto" de Goethe, foi refilmado em 1926, no período expressionista, por Henrik Galeen.
Duração: 85 minutos

10/07 - “Histórias Extraordinárias”
País e Ano: Itália, França e Inglaterra (1968)
Direção: Frederico Fellini, Roger Vadim & Louis Malle
Elenco: Jane Fonda, Terence Stamp, Brigitte Bardot, Alain Delon, James Robertson Justice, Peter Fonda, Françoise Prevost, Fabrizio Angeli, Rick Boyd, Katia Christina.
Sinopse: Três histórias, baseadas nos contos de terror de Edgar Allan Poe: "Metzengerstein" (Roger Vadim) é sobre uma mulher de família nobre que se apaixona pelo primo, mas não consegue tê-lo; "William Wilson" (Louis Malle) é sobre um homem que, durante toda a vida, foi atormentado pelo seu duplo; "Toby Dammit" (Federico Fellini) é sobre um ator inglês que está constantemente atormentado pelos fãs, repórteres e pelo demônio. Belo e exótico trabalho do trio de mestres europeus, indispensável aos amantes do gênero.
Duração: 121 minutos

11/07 - “Lenore”
País e Ano: Estados Unidos, 2007
Direção: Roman Dirge
Sinopse: Vários curtas de animação baseados na obra de Edgar Allan Poe. A protagonista Lenore foi inspirada na figura de uma jovem, morta prematuramente, e que é recorrente nas poesias de Poe, inclusive no poema "O Corvo". O diretor cria um humor negro a partir do sadismo dos personagens de Poe e de outros elementos constantes em sua obra.
Duração: 60 minutos

*Informações retiradas do site da EPTV.com

Nenhum comentário: