Ho-ho-ho

Ho-ho-ho

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Abertas as inscrições para a 5ª Bienal Nacional de Gravura Olho Latino, que distribuirá R$15mil em prêmios

Encontram-se abertas até 25 de abril de 2011 as inscrições para a 5ª Bienal Nacional de Gravura – Olho Latino, realizada pelo Museu Olho Latino e pela Prefeitura da Estância de Atibaia. Será distribuído o total de R$ 15.000 (quinze mil reais) em prêmios aquisitivos.


A Bienal tem como finalidade reunir obras representativas dos diversos procedimentos da gravura contemporânea e contará com mostras de artistas selecionados por uma comissão especializada, gravadores convidados e de uma parte do acervo nacional do Museu Olho Latino. A curadoria está a cargo do Prof. Dr. Paulo Cheida Sans.


Para o curador Cheida, a 5ª Bienal tem o objetivo de valorizar a gravura reconhecida nos moldes técnicos mais tradicionais como a xilogravura, a litografia, a serigrafia e a gravura em metal, além de abrir possibilidades para a gravura com focos em instalações, vídeos e performances.

Como requisito para a inscrição, o candidato tem que ser maior de 18 anos e já deve ter participado de, pelo menos, três exposições.


A 1ª Bienal de Gravura Olho Latino aconteceu no SESC Piracicaba, SP, em 2001. A 2ª Bienal foi realizada no SESC Campinas, SP, em 2003. No ano de 2005 a Bienal deixou de ser oferecida para dar espaço para a mostra Gravura & Brasil que circulou por instituições culturais em várias cidades. Com a parceria do Museu Olho Latino com a Prefeitura da Estância de Atibaia a Bienal se fixou em Atibaia, acontecendo a 3ª e a 4ª nesta cidade nos anos de 2007 e 2009.


A Bienal Nacional de Gravura Olho Latino se tornou um dos principais eventos do gênero no país, realizada pelo Museu Olho Latino que mantém sua principal característica em valorizar a arte brasileira e latino-americana. O Museu realiza mostras significativas como as edições da “Grabados e Gravuras”, expostas nas galerias da Caixa Cultural em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba. Além de realizar eventos fora do país, como em Quebec, Canadá, em Lima, Peru, e em La Paz, Bolívia.


Importantes nomes já participaram das edições da Bienal Nacional de Gravura, como Antonio Henrique Amaral, Maria Bonomi, Evandro Carlos Jardim e muitos outros.


A 5ª Bienal Nacional de Gravura - Olho Latino – será inaugurada em 14 de maio, às 20h, no Centro de Convenções “Victor Brecheret”, em Atibaia, SP.


O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.olholatino.com.br .


A realização é do Museu Olho Latino e da Secretaria de Cultura e Eventos - Prefeitura da Estância de Atibaia - com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura - Programa de Ação Cultural.



Cronograma:


5ª Bienal Nacional de Gravura - Olho Latino

Curadoria: Paulo Cheida Sans

Inscrições: de 28 de março a 25 de abril de 2011

(de terça-feira a sábado, das 9h às 17h)

Resultado da seleção: 02 de maio de 2011

Recepção das obras selecionadas: de 02 a 07 de maio de 2011

Abertura: 14 de maio de 2011, às 20h

Período da mostra: de 14 de maio a 25 de junho

Local: Museu Olho Latino – Centro de Convenções “Victor Brecheret”

Endereço: Alameda Prof. Lucas Nogueira Garcêz, 511 – Parque das Águas – Estância de Atibaia, SP - CEP: 12941-650.

Telefone: (11) 4412-7776.

Regulamento, ficha de inscrição e informações: www.olholatino.com.br

Realização e Apoio: Museu Olho Latino e Secretaria de Cultura e Eventos - Prefeitura da Estância de Atibaia - com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura - Programa de Ação Cultural 2010.



Adicionar aos Favoritos BlogBlogs